Perfil Profissional
Área de Educação e Formação: 621 – Indústrias Agrícola e Animal
Código e Designação do Referencial de Formação: 621313 – Técnico/a Vitivinícola
Descrição Geral
O Curso técnico Vitivinícola é um curso profissional de dupla certificação, académica 12º Ano, e profissional. Não necessitando de realizar provas de aferição para ingresso no ensino Superior politécnico. Ao longo do curso, 3 anos, os alunos adquirem competências para gestão técnica de uma exploração vitícola ou de uma adega. Aprende a conduzir a videira. O conhecimento do seu ciclo capacita-o para a realização de operações manuais ou mecânicas necessárias para manter o seu equilíbrio biológico e produtivo. Permite-lhe também escolher os melhores percursos técnicos e os melhores métodos de produção de acordo com a região e os objetivos de qualidade. Na sua formação em escola e nos estágios que realizam nas empresas os alunos são treinados nas diversas fases de vinificação desde a receção da uva, transformação em mosto, fermentações, análises laboratoriais sumárias, envelhecimento e engarrafamento do vinho.
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Requisitos: Jovens com o 9º ano de escolaridade.
Idade: Inferior a 20 anos (à data de início do ano escolar).
Horário: Laboral
Certificação Profissional: A Escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
Acesso ao Ensino Superior: Os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permitem o normal acesso ao Ensino Superior.
Plano de Formação
Download (PDF)
Informação detalhada em:
Atividades Principais
- Analisar projetos e outras especificações técnicas, a fim de identificar os dados necessários ao trabalho a orientar e a realizar.
- Orientar e intervir na preparação do terreno e à instalação da vinha.
- Orientar e intervir nas operações necessárias ao desenvolvimento e à manutenção da vinha, tendo em conta os sistemas de proteção e produção integrada e de agricultura biológica.
- Orientar e intervir na vindima, de acordo com as características do produto final.
- Orientar e intervir na receção de uvas na adega.
- Orientar e intervir nas operações de vinificação, tratamento e armazenamento de vinhos, de acordo com as normas de segurança alimentar e de qualidade.
- Proceder à avaliação sensorial de vinhos.
- Proceder a análises físico-químicas de mostos e vinhos e interpretar os resultados analíticos, em conformidade com a legislação aplicável.
- Aplicar tecnologias de informação e comunicação na execução das operações vitivinícolas e na recolha e tratamento de informação.