Perfil Profissional
Área de Educação e Formação: 729 – Saúde
Código e Designação do Referencial de Formação: 729281 – Técnico/a Auxiliar de Saúde
Descrição Geral
O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Requisitos: Jovens com o 9º ano de escolaridade.
Idade: Inferior a 20 anos (à data de início do ano escolar).
Horário: Laboral
Certificação Profissional: A Escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4.
Acesso ao Ensino Superior: Os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permitem o normal acesso ao Ensino Superior.

Plano de Formação 2024-2027
Download (PDF)
Informação detalhada em:
Atividades Principais
1. Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro.
1.1. Ajudar o utente nas necessidades de eliminação e nos cuidados de higiene e conforto de acordo com orientações do enfermeiro;
1.2. Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados de eliminação, nos cuidados de higiene e conforto ao utente e na realização de tratamentos a feridas e úlceras;
1.3. Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados ao utente que vai fazer, ou fez, uma intervenção cirúrgica;
1.4. Auxiliar nas tarefas de alimentação e hidratação do utente, nomeadamente na reparação de refeições ligeiras ou suplementos alimentares e no acompanhamento durante as refeições;
1.5. Executar tarefas que exijam uma intervenção imediata e simultânea ao alerta do profissional de saúde;
1.6. Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte do utente, que necessita de ajuda total ou parcial, de acordo com orientações do profissional de saúde.
2. Auxiliar nos cuidados postmortem, de acordo com orientações do profissional de saúde.
3. Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde.
3.1. Assegurar a recolha, transporte, triagem e acondicionamento de roupa da unidade do utente, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.2. Efetuar a limpeza e higienização das instalações/ superfícies da unidade do utente, e de outros espaços específicos, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.3. Efetuar a lavagem e desinfeção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.4. Assegurar o armazenamento e conservação adequada de material hoteleiro, material de apoio clínico e clínico de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.5. Efetuar a lavagem (manual e mecânica) e desinfeção química, em local apropriado, de equipamentos do serviço, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.6. Recolher, lavar e acondicionar os materiais e equipamentos utilizados na lavagem e desinfeção, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos, para posterior recolha de serviço interna ou externa;
3.7. Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resíduos hospitalares, garantindo o manuseamento e transporte adequado dos mesmos de acordo com procedimentos definidos.
4. Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde.
4.1. Efetuar a manutenção preventiva e reposição de material e equipamentos;
4.2. Efetuar o transporte de informação entre as diferentes unidades e serviços de prestação de cuidados de saúde;
4.3. Encaminhar os contactos telefónicos de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos;
4.4. Encaminhar o utente, familiar e/ou cuidador, de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos.
5. Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.