• Escola
    • Informação Institucional
      • História
      • Missão
      • Visão
      • Valores
      • Organograma
      • Regulamento Interno
      • Projeto Educativo
      • Plano Anual de Atividades
    • Entidade Proprietária
    • Colaboradores
      • Diretor
      • Diretor Pedagógico
      • Diretor Financeiro
      • Coordenadores
    • Alunos
      • Horários
      • Manuais Escolares
    • Serviços
    • Instalações
    • Os nossos Parceiros de formação
    • Concursos Públicos
      • Concurso 01/2022
  • Oferta Formativa
    • Técnico de Gestão
    • Técnico Auxiliar de Saúde
    • Técnico de Desenho de Construções Mecânicas [Moldes]
    • Técnico Vitivinícola
    • Técnico de Restaurante/Bar
    • Técnico de Cozinha/Pastelaria
  • Aplicações
    • Inovar Alunos
    • Inovar Consulta [Alunos/EE]
    • Webmail
    • Requisição Interna PC’s
  • Certificação EQAVET
    • Documento Base
    • Plano de Ação
    • Relatório do Operador
    • Selo EQAVET
  • Emprego
  • Contactos

Olhos no futuro... um artigo dos nossos alunos de Moldes

Tribunas & Figueiredo

25 Fev. 2022

Ao longo dos últimos anos, o setor metalúrgico, metalomecânico e dos moldes revelou um crescimento notável, exportando a maior parte da sua produção, tendo neste momento uma forte relevância nos mercados internacionais.
Este setor tornou-se num importante motor da economia portuguesa, mas também regional, que resiste e cresce a olhos vistos, porém reclama a contratação de cada vez mais trabalhadores, uma necessidade que se verifica há já alguns anos e para a qual as empresas não conseguem encontrar resposta no mercado de trabalho.
Sempre em estreita ligação com o tecido empresarial do concelho de Anadia e dos concelhos limítrofes, a Escola Profissional de Anadia não hesitou na abertura do curso técnico de Desenho de Construções Mecânicas, variante moldes, apostando na formação e qualificação de jovens especializados para suprir esta necessidade tão premente.
A aposta neste curso não poderia ter sido mais certeira e oportuna, e há largos anos, que forma jovens profissionais, conferindo-lhes valor acrescentado para esta área, tornando-os aptos na avaliação do tipo de molde a executar para a produção de cada peça, tendo em conta as especificações fornecidas pelo cliente; na escolha de soluções técnicas mais eficazes à satisfação do projeto; na seleção de materiais; na execução do desenho preliminar e final; no acompanhamento do fabrico do molde e na orçamentação, em suma na Criação e na Inovação.
O curso de Desenho de Construções Mecânicas, variante moldes foca essencialmente a sua atuação numa forte componente técnica e prática, orientado a formação dos alunos para o mercado de trabalho.
Como forma de fortalecer esta relação, mas também de motivar e incentivar os alunos, é-lhes proposto no início de cada ano letivo, o desenvolvimento de um projeto-turma. Depois de escolhido o tema, cada aluno tem que criar um produto e desenvolvê-lo, desde o seu esboço até à impressão do mesmo em 3D.
Estes projetos iniciam-se com uma apresentação prévia nas empresas parceiras, com contacto direto com as diversas etapas de cada projeto, nomeadamente, as matérias-primas, a normalização, a elaboração de desenho 2D e 3D, os processos produtivos, o controlo do produto, a assemblagem, os
ensaios, para culminar na impressão 3D.
Deste desafio têm surgido projetos extremamente gratificantes e inovadores, graças ao empenho e criatividade dos alunos, mas também ao arrojo e know-how das empresas que prontamente se disponibilizam para cooperar na operacionalização do mesmo.
Nestes anos têm sido diversos os desafios e interessantes têm sido os resultados nos projetos em que estiveram envolvidos, citamos alguns, bilhares, bicicletas, capacetes futuristas, óculos de sol, candeeiros, relógios e ratos para computador.
A título de exemplo, citamos apenas 3, embora todos se encontrem na página Web da Escola Profissional de Anadia.
“O capacete do futuro”, desenvolvido em parceria com a empresa CMS e cujo vencedor, foi a aluna Laura Saraiva.
A “Bicicleta” desenvolvido em parceria com a empresa Órbita, sob orientação do Arquiteto Pedro Sant’Ana, coordenador do ID&I da empresa ÓRBITA.
O “Bilhar”, desenvolvido em parceria com a empresa Bilhares Carrinho, com o apoio do Eng.º Pedro Seabra e da Engª Maria João. Este projeto “também se apresentou a concurso no âmbito da “Ciência na Escola”, prémio da Fundação Ilídio Pinho, subordinado ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”, os alunos Lília Lourenço e Marco Santos foram os vencedores desta edição.

Retroceder

LINKS ÚTEIS

DGEstE
Microsoft Educação
Khan Academy Fundação PT

LINKS ÚTEIS

DGEstE
Microsoft Educação
Khan Academy Fundação PT

CONTACTOS

T. 231 511 744
M. 910 953 375
E. geral@epanadia.edu.pt
Rua Fausto Sampaio
3780-231 Anadia

GPS: 40.440908, -8.43460

LINKS ÚTEIS
DGEstE
Microsoft Educação
Khan Academy Fundação PT

CONTACTOS
T. 231 511 744
M. 910 953 375
E. geral@epanadia.edu.pt
Rua Fausto Sampaio
3780-231 Anadia

GPS: 40.440908, -8.43460

CONTACTOS

T. 231 511 744
M. 910 953 375
E. geral@epanadia.edu.pt
Rua Fausto Sampaio
3780-231 Anadia

GPS: 40.440908, -8.43460

LINKS ÚTEIS

DGEstE
Microsoft Educação
Khan Academy Fundação PT

CONTACTOS

T. 231 511 744 / 231 510 332
M. 910 953 375
F. 231 511 744
E. geral@epanadia.edu.pt
Rua Fausto Sampaio
3780-231 Anadia

GPS: 40.440908, -8.43460

Direitos de autor © 2022 EP Anadia. Todos os direitos reservados. Powered by WebJet / Design sigyn.pt

LINKS ÚTEIS

BOLSA EMPREGO
DGEstE
Microsoft Educação
Khan Academy Fundação PT

Direitos de autor © 2022 EP Anadia. Todos os direitos reservados. Powered by WebJet / Design sigyn.pt