"Cuidar dos outros aprendendo a cuidar de si"
Tribunas & Figueiredo
12 Jul. 2022
A turma do 3º ano de Técnico Auxiliar de Saúde contou com a Sr.ª Prof. Dra. Ana Teodósio, docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, para a realização da uma atividade cujo objetivo principal era adquirir estratégias adaptativas de Autorregulação emocional para lidar com a perda, gestão emocional, prevenir o stress e o burnout profissional.
Para avaliar as competências relacionais e de comunicação em equipa foi realizada a atividade “Criação de Projeto em Altura” que tinha como objetivo, elaborar a “construção mais alta” treinando o relacionamento em grupo e estratégias de resolução e superação de problemas, sendo permitida a sua máxima criatividade. Para isto, foram fornecidos diversos materiais não sendo obrigatório o uso de todos os materiais disponibilizados, mas sim rentabilizar ao máximo os materiais disponíveis, para que em grupo e treinando a comunicação eficaz, superassem com sucesso e realizassem dentro do tempo proposto, a tarefa.
Para a atividade de Gestão de tempo individual, foi distribuído um teste de 3 minutos cujo objetivo era treinar o foco na resolução dos problemas propostos, que passava por leitura integral do teste e resolução das duas últimas perguntas. Verificou-se que maioritariamente as alunas tinham tendência na resolução imediata dos problemas sem que cumprissem a primeira premissa de leitura integral do teste, desperdiçando tempo e não conseguindo concluir o proposto. De facto, não entender a realização de tarefas conduz ao stress, conflitos e incompetência na realização das tarefas propostas, conduzindo à má prática profissional, cansaço e esgotamento, e o acumular de tarefas pela má gestão de tempo.
Por fim, foi elaborada uma ultima dinâmica, intitulada por ” Sentir Emoções- Viagem no Tempo”, atividade esta, que após um breve relaxamento foi induzida uma história para que sentissem e experienciassem a catarse emocional, de forma a aprender a lidar com as emoções, o sentir e expressar, aprender fazer uma boa gestão das mesmas de uma forma positiva, conseguindo através da inteligência emocional optar por uma boa regulação emocional.
Esta atividade permitiu às alunas aprenderem a lidar com as suas emoções e a sentir e expressar os seus sentimentos, porque enquanto futuras profissionais devem saber gerir e equilibrar as emoções nas fases mais desafiantes como é a entrada no mercado de trabalho, pois cuidar de nós é tão importante como cuidar dos outros!
Lígia Antunes
Ema Almeida