Antecipar a experiência de ser idoso
Tribunas & Figueiredo
12 Jul. 2022
As alunas do 3º ano do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde tiveram oportunidade de se “colocar na pele do idoso” e experienciar as limitações e compreender aquilo que eles sentem graças à utilização do simulador de velhice composto por óculos, luvas, tampões auditivos, bengala, constritores para aplicação nos membros superiores, inferiores, região dorsal e lombar e pesos (com 500grs cada) para as pernas e braços. Este equipamento permite simular as mudanças que ocorrem no corpo humano à medida que este envelhece, designadamente, na postura, na marcha, na visão e na audição.
A realização das diferentes atividades propostas, permitiu que as alunas experienciassem diferentes alterações que ocorrem ao longo do processo de envelhecimento, nomeadamente a nível sensorial e motor, identificassem as dificuldades mais comuns com que as pessoas idosas se deparam no seu dia-a-dia, ajudando-os ainda, nesta fase de aprendizagem, a entender os comportamentos dos idosos em situações do dia-a-dia. Embora tenham sentido que o Mais negativo pode ser a redução da força física, foram alertadas que o Mais positivo é que o declínio físico pode ser compensado pela força do espírito que se pode expressar fisicamente de diversas outras maneiras.
Apesar do envelhecimento não ser feito apenas de vivências difíceis ou possui somente conotação negativa “Antecipar a experiência de ser idoso” permitiu que as alunas constatassem que o processo de envelhecimento culmina em perdas e que envelhecer é entregar-se a um lento, constante e necessário trabalho de luto. Neste sentido é importante que os profissionais de saúde se preparem cognitiva e psiquicamente para o fenómeno no seu próprio envelhecimento e que ajudem os idosos de quem cuidam a fazer os seus lutos seja na instituição ou no seio familiar.
Pela tomada de consciência das dificuldades inerentes ao processo de envelhecimento é desejo da Escola Profissional de Anadia que estas alunas contribuam para a melhoria dos cuidados à pessoa idosa.
Lígia Antunes
Ema Almeida