Ovos da Páscoa na VITI

pascoa ovos 20190405Tradição milenar associada ao Cristianismo, os ovos da Páscoa têm uma origem ainda mais remota e pagã. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, no Equinócio da Primavera, a 21 de março, já se trocavam ovos para celebrar o fim do Inverno e a chegada da estação das colheitas, mais amena e com promessa de abundância. Para obterem os benefícios dos "Deuses das Colheitas", os agricultores enterravam ovos nas suas terras.

Esta celebração pagã do festejo da Primavera diluiu-se mais tarde nas celebrações da Páscoa cristã e da Semana Santa, que assinalam a morte e ressurreição de Jesus. Nessa altura, o ovo passou a transportar consigo o simbolismo do renascimento de Cristo. Começaram a pintar-se ovos de galinha, de cores garridas, para festejar.

Uma vez mais, os alunos da Escola Profissional de Anadia, não deixaram passar em branco esta tradição, e cada turma uniu-se, dando asas à criatividade e decorou um ovo alusivo a um país.

Estes ovos estão expostos na entrada da escola.