Visita de estudo - Verallia Portugal, S.A.

Visita de estudo à empresa Verallia Portugal, S.A.

Os alunos do 2.º Ano do Curso Vitivinícola visitaram as instalações da Verallia Portugal, S.A., localizada na Figueira da Foz, no dia 25 de maio.

Relacionada com o Módulo 9 - Estabilização e engarrafamento de vinhos, nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de ver e assistir a todo o processo vidreiro, desde a matéria-prima até a expedição. Este processo necessita inicialmente de matérias-primas constituídas por areia, carbonato de sódio, calcário e diversos componentes que permitem a coloração do vidro.

A mistura de matérias-primas e de casco de vidro é continuamente fundida em fornos, a uma temperatura de cerca de 1500ºC. Depois segue para a moldagem por sopragem ou prensagem. Uma vez obtidas as embalagens de vidro e a fim de garantir as suas qualidades, cada um dos produtos é controlado por meio de instrumentos aperfeiçoado, por vídeo ou através de feixe luminoso.

Todas as embalagens em vidro consideradas inaceitáveis são automaticamente rejeitadas e depois refundidas no forno. Antes de serem expedidas, as garrafas e os boiões são reagrupados em embalagens industriais, fabricadas em material reutilizável ou reciclável.

(Um especial agradecimento pela receção muito atenciosa por parte da Dr.ª Cristina e do Eng.º César)

visita estudo verallia portugal 20180525

[2018-05-25]