Visita de estudo - ESAN, Castal e Eurodie

Visita de estudo à ESAN (Oliveira de Azeméis), CASTAL e EURODIE (Águeda)

No dia 24 de maio de 2018, os alunos do 3º ano de Desenho de Construções Mecânicas - variante Moldes realizaram uma visita de estudo que lhes permitiu conhecer algumas opções de prosseguimento de estudos na área tecnológica e a realidade do trabalho nas empresas de moldes e injeção.

Assim, durante a manhã, visitaram a Escola Superior Aveiro Norte, ESAN, um polo tecnológico da Universidade de Aveiro onde a Professora Violeta Clemente apresentou os cursos para 2018-2019, de fácil acesso aos alunos, para prosseguimento de estudos, quer pela via dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, quer pela Licenciatura. Em seguida os alunos puderam conhecer as magníficas instalações da escola e os equipamentos de topo de gama à disposição dos alunos, que permitem uma especialização por via teórica e pela prática.

De tarde, visitaram a empresa CASTAL – Componentes de Fundição Injetada, onde o Engº Seixas deu a conhecer algumas particularidades dos moldes para injeção de alumínio chamando à atenção para pormenores técnicos importantes. Viram algumas máquinas em plena laboração e o circuito das peças após a injeção (corte de gitos, operações mecânicas como furações, granelagem, etc.).

Em seguida, visitaram a empresa EURODIE – Moldes e Ferramentas, aqui o Sr. Dionísio, gerente e responsável técnico mostrou aos alunos como se faz um molde – do projeto à injetora. Com base num molde em fase final de fabrico os alunos puderam ver o projeto inicial a fase de preparação do programa e a maquinação e o importante trabalho final de bancada. Em seguida viram alguns processos de acabamento de peças como retificação de zonas de contato para boa montagem, abertura de roscas, etc.

visita estudo esan castal eurodie 20180524 2

[2018-05-24]