ACIB - Palestra "Cultura empreendedora nas empresas"

acib cultura empreendedora empresas 20171023 (2)

No passado dia 23 de outubro de 2017, os alunos fizeram-se acompanhar pela sua coordenadora de curso, Elizabete Coelho, à Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), em resposta ao pedido da mesma.

A ACIB - Delegação de Anadia, situada no edifício da Loja de Cidadão em Anadia, convidou a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada com o fim de dar a conhecer, aos seus “futuros empreendedores”, um pouco sobre a cultura do empreendedorismo nas empresas através de uma palestra dirigida pelo orador José Cardoso de Matos.

A palestra iniciou-se pelas 14:00h com a receção a todos os participantes, a quem foi entregue uma pasta com um questionário, folhas de rascunho e respetivo programa, tendo a abertura dos trabalhos ficado a cargo da ACIB e da AIDA (Associação Industrial De Aveiro).

O orador José Cardoso de Matos deu continuidade à palestra, abordando explicitamente alguns subtemas tais como o modelo de negócios, os desafios do meio envolvente e o seu impacto no modelo de negócios, o empreendedorismo e geração de novas ideias e de negócios e, por fim, a preparação do plano de negócios.

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico de Gestão abraçaram este projeto tendo realizado diversos apontamentos dinâmicos acerca do tema abordado e absorvido as respostas a diversas questões que ocorrem, diariamente, nas empresas.

Este projeto, que a ACIB tem juntamente com a AIDA, foi bastante profícuo para os nossos alunos tendo em conta que o tema abordado durante a palestra será estudado pelos mesmos na disciplina de Gestão.

No final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conviver com os restantes participantes num designado “Coffee Break” e realizarem perguntas ao orador José Cardoso de Matos.

A palestra teve a duração de três horas e meia, tendo portanto, terminado às 17:30h.