25.º Concurso Jovens Cientistas - 2017

concurso jovens cientistas 2017 cartaz

ALUNOS DE VITICULTURA E ENOLOGIA VOLTAM A SER PREMIADOS

Os alunos do curso de Viticultura e Enologia da Escola Profissional de Anadia participaram na 11ª Mostra Nacional de Ciência que se realizou de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Nesta Mostra Nacional estiveram a concurso os 100 melhores projetos, apurados na 25ª edição do Concurso Jovens Cientistas, provenientes de 56 escolas nacionais e 5 projetos internacionais, oriundos do Brasil, Espanha e Moçambique.

O “Chá Poeirinho” foi o projeto criado e desenvolvido pelos alunos de Viticultura e Enologia e de entre os 100 levados à Alfândega do Porto foi reconhecido e distinguido com uma menção honrosa por apresentar um índice de inovação e oportunidade relevantes.

Este projeto tem por base os compostos fenólicos presentes nos vinhos pelas suas propriedades antioxidantes e efeitos benéficos para a saúde humana. Foi dada uma especial atenção à produção de extratos de compostos fenólicos derivados de uvas e seus produtos (películas e grainhas de uva da Casta Baga).

Para a elaboração deste chá, as películas e grainhas foram secas em estufa com otimização da temperatura e tempo de secagem. O chá foi obtido, a partir das películas e grainhas secas usando uma extração com água. Foram otimizados vários parâmetros: massa em películas e grainhas, temperatura da água de extração, duração da extração e temperatura de consumo do chá (frio ou quente).

Este é mais um projeto desenvolvido pelo curso de Técnico de Viticultura e Enologia e que foi representado pelos alunos Bernardo Seabra, Érica Costa e João Melo e acompanhado pela docente Ana Costa.

O reconhecimento atribuído ao “Chá Poeirinho” tem uma influência muito positiva nos alunos uma vez que reforça o seu empenho e dedicação aos vários projetos que têm abraçado no decorrer deste ano letivo.

25 concurso jovens cientistas 2017 mencao honrosa