Aulas de Viticultura

Trator e máquinas agrícolas - Constituição, funcionamento, manutenção e regulação

Nesta aula prática, correspondente ao módulo 5 da disciplina de Viticultura, os alunos do 1.º ano do curso de Técnico Vitivinícola, tiveram a oportunidade de por em prática toda a componente teórica lecionada, desde a constituição de um trator até à sua manutenção, bem como aprender a manobrar um trator.

trator maquinas agricolas 20180511 8

[2018-05-11]

ver galeria de imagens

Controlo de maturação das uvas e vindima

Aula prática correspondente ao Módulo 4 - Controlo de maturação das uvas e vindima, na qual os alunos de 1º ano do curso Vitivinícola realizaram análises físico-químicas de uvas e mosto, nomeadamente a determinação dos seguintes parâmetros: Peso do bago, Volume do mosto, pH, Teor alcoólico provável, Açúcares, Acidez total, Índice de polifenois totais e antocianas totais.

controlo maturacao 20180219 2

[2018-02-19]

Poda

Entre novembro e março, a videira entra em repouso. Este fenómeno deve-se à diminuição da temperatura atmosférica. Primeiro as folhas amarelecem e depois acabam por cair. É nesta fase que se realizam as podas.

Os alunos do curso de técnico de Viticultura e Enologia (Vitivinícola) dos 3 anos participaram na realização desta atividade o que contribuiu como um importante recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Viticultura.

viticultura poda 20180201 1

[2018-02-01]

Recolha de solos

solo clima 20171127 4

Alunos de 1.º Ano do Curso de Técnico Vitivinícola

Recolha de amostras de solo com o objetivo de determinar o teor de humidade

[2017-11-27]

Morfologia, fisiologia e ciclo vegetativo da videira

ciclo vegetativo videira 20171109 2

Aula prática dos alunos do 1.º ano do curso de técnico Vitivinícola no âmbito do módulo 2 - Morfologia, fisiologia e ciclo vegetativo da videira

[2017-11-09]

Recolha de solos

recolha solos 20170125 2

No âmbito do módulo 3 – Solo e Clima da disciplina de viticultura, os alunos do 1º ano do curso de Técnico Vitivinícola, realizaram uma aula prática para determinar a percentagem de humidade de um solo.

A aula começou com a recolha do solo e seguiu para o laboratório, onde foram efetuadas as determinações necessárias.

Poda

poda 20170117 1 1

A poda, entre outros objetivos, permiti uma produção regular e de qualidade, além de coordenar a função vegetativa da videira (crescimento das varas) com a função produtiva (produção de uvas).

Este ano, os alunos do 3º ano do curso de técnico de viticultura e enologia, no âmbito do módulo 9 – Poda e condução da videira, efetuaram a poda do tipo Royat (cordão com talões). Neste tipo de poda, a cepa é “dobrada em cotovelo” e apresenta na parte horizontal braços regularmente espaçados que sustentam talões.

Máquinas e equipamentos

Alunos do 3.º ano do curso de Técnico de Viticultura e Enologia, numa aula de operação de máquinas e equipamentos.

maquinas equipamentos viticultura 20170206 3